Review do Motorola RAZR i com Processador Intel de 2 GHz.

A maioria dos smartphones e tablets no mercado, com Android, usam processadores baseados na arquitetura ARM. São pequenos, com um bom desemp...

A maioria dos smartphones e tablets no mercado, com Android, usam processadores baseados na arquitetura ARM. São pequenos, com um bom desempenho, consomem pouca energia e produzem pouco calor, o que os torna ideais para os dispositivos móveis.





De olho nesse enorme mercado a Intel decidiu adaptar seus processadores, tradicionalmente usados em desktops e notebooks, para os dispositivos móveis. O resultado é o “Medfield”, uma variante do Intel Atom integrando processador e GPU em um só chip, rodando a 2 GHz.


Motorola RAZR i
Em janeiro deste ano a Motorola foi uma das primeiras grandes fabricantes a anunciar uma parceria com a Intel para usar estes novos chips em seus aparelhos. E o primeiro fruto desta parceria acaba de chegar ao mercado nacional: é o RAZR i, um smartphone Android compacto, poderoso e com um preço muito atraente.
Design
O RAZR i tem um design elegante, e o chassis em alumínio pintado de preto e a traseira em Kevlar passam uma sensação de solidez, reforçada pelo design compacto: apesar da tela Super AMOLED de 4.3” o RAZR i tem quase o mesmo tamanho (12,2 x 6 cm, com 8.3 mm de espessura e peso de 126 gramas) de aparelhos com telas de 4” como o Samsung Galaxy S II Lite. Quando comparado a um RAZR MAXX a diferença chega a ser gritante, apesar de ambos terem telas do mesmo tamanho.
A Motorola conseguiu isso de duas formas: reduzindo ao mínimo as bordas ao redor da tela e eliminando os tradicionais botões Android logo abaixo dela, substituídos por botões virtuais (algo que a Google espera de todo aparelho que rode nativamente o Android 4 ou mais recente). Isso também ajuda a chamar a atenção para a tela, que produz imagens nítidas e com cores vibrantes.


RAZR i é menor que o RAZR MAXX, apesar de ter uma tela do mesmo tamanho

Na lateral direita do aparelho ficam o botão de força, controle de volume e um botão para a câmera, algo raro hoje em dia. Na lateral esquerda há uma tampa cobrindo os slots para um cartão microSIM e microSD, além de uma porta micro USB para carga da bateria e conexão a um computador. Infelizmente, não há uma porta HDMI para conectar o aparelho a uma TV de alta-definição.
Falando na bateria, assim com nos outros RAZR ela não pode ser removida pelo usuário. Mas no dia-a-dia isso não chega a ser um problema já que a autonomia é muito boa, como veremos mais adiante.
Software
O Motorola RAZR i roda o Android 4.0.4 e o sistema é surpreendentemente “limpo”, com poucas modificações. Entre elas duas bastante úteis: na extrema esquerda da tela inicial há um painel com ajustes rápidos (como Wi-Fi, GPS, Dados, modo avião e outros), e na extrema direita outro que ajuda o usuário a adicionar telas extras: é possível adicionar uma tela em branco ou escolher um modelo (como Ferramentas ou Entretenimento) com alguns apps e widgets pré-definidos.
Por ter um processador completamente diferente da maioria dos outros smartphones Android, era de se esperar que o RAZR i tivesse incompatibilidade com alguns aplicativos, ou que se comportasse de forma um pouco diferente. Mas felizmente isso não acontece: testei vários apps de diversas categorias, de jogos a utilitários, e todos rodaram sem problema algum.


Painéis na tela inicial fornecem ajustes rápidos (à esquerda) ou ajudam a adicionar telas extras

E o comportamento do sistema é absolutamente idêntico ao de outros smartphones Android. Algo muito bom e o oposto do que a Microsoft fez com o Windows 8, que tem versões diferentes (RT e Pro) para processadores diferentes (ARM e x86), com recursos diferentes, o que pode causar confusão entre os usuários.
Há pouco software pré-instalado, entre eles o pacote office Quick Office (capaz de criar e ler documentos nos formatos do Microsoft Office), um manual eletrônico (chamado Guide Me), uma versão de demonstração do jogo FIFA 12 e o Smart Actions, que permite programar ações que são executadas automaticamente quando uma determinada condição é atingida. Por exemplo, desligar os alertas e reduzir o brilho da tela de madrugada, para não perturbar seu sono, ou abrir o reprodutor de músicas sempre que você plugar os fones de ouvido.
Câmera
No geral a câmera de 8 MP do RAZR i faz fotos boas sob a luz do dia, mas à medida em que a luminosidade diminui o ruído de cor aumenta, e a nitidez das imagens também é prejudicada. Não é um problema tão sério como no Galaxy Nexus ou Xperia S, mas é notável.


Exemplo de foto feita com o RAZR i. Clique para ampliar
Além de um modo para fotos panorâmicas a câmera também tem um modo HDR, que combina múltiplas exposições para produzir imagens com melhor contraste entre as áreas claras e escuras, além de cores mais vivas. O software analisa a cena na hora da foto e até sugere o uso do modo HDR, piscando um ícone no rodapé da tela. A imagem abaixo mostra a mesma cena, fotografada sem e com HDR. A diferença é clara.


A mesma cena sem HDR (à direita) e com o recurso ativado. Clique para ampliar
Como no Samsung Galaxy S III a câmera conta com um modo Burst, que é capaz de fazer 10 fotos em um segundo com um único toque no botão, algo muito útil ao fotografar esportes, crianças ou animais. Infelizmente não há um recurso como o “Best Photo” do aparelho da Samsung, que ajuda a escolher a melhor foto da sequência. É necessário ver as fotos uma a uma e descartar manualmente as que não ficaram boas.
O RAZR i grava vídeos em Full HD (1080p). Na hora de filmar é possível ajustar o foco tocando na imagem (Touch to Focus) e usar o zoom digital. 
Desempenho
Quem esperava que o RAZR i, equipado com um processador Intel single-core de 2 GHZ, fizesse frente ao poderoso Galaxy S III e seu processador quad-core de 1.2 GHz, vai ficar desapontado. Em nossos benchmarks o aparelho da Motorola chegou a 6267 pontos, um resultado bem longe dos 12045 pontos do modelo da Samsung.


Mas não se desanime: esse é mais ou menos o mesmo resultado de aparelhos com processadores ARM dual-core como o RAZR, RAZR MAXX e Galaxy Nexus, o que, na prática, significa um ótimo desempenho no dia-a-dia. Vale notar que no uso típico não notei as “engasgadinhas” que às vezes podem ocorrer com outros aparelhos ao rolar uma página web cheia de imagens ou alternar entre aplicativos, o que contribui para a sensação de velocidade. Também não tive problemas ao rodar jogos como Real Racing 2, nem ao reproduzir vídeo em alta-definição.
razri_benchmark-360px.jpg
Resultado do benchmark do RAZR i com o AnTuTu

A segunda pergunta mais frequente sobre o RAZR i que ouvi durante a semana que passei com ele foi: “ele esquenta muito?”. Dá pra entender o motivo: as pessoas estão acostumadas a ver seus notebooks esquentarem, e se o chip Intel do notebook esquenta, o do smartphone deve esquentar também. Posso afirmar que o RAZR i esquenta, mas não mais do que outros smartphones Android que já passaram por minha mão.
Bateria
A pergunta mais frequente sobre o RAZR i foi: “quanto tempo a bateria dura?”. Provavelmente também motivada pelas lembranças de (muitos) notebooks que mal aguentam três horas fora da tomada.
Mas a autonomia foi uma ótima surpresa: em uso típico consegui pouco mais de 17 horas de uso, incluindo aí duas horas de navegação via 3G, meia hora de YouTube via Wi-Fi, uma dúzia de fotos, uma partida de meia-hora de Real Racing 2, algumas chamadas e mensagens SMS e atualizações constantes em segundo plano de e-mail e redes sociais.
razri_bateria-360px.jpg
Relatório de bateria no RAZR i. Mais de 17 horas de uso em uma só carga
Já no teste de reprodução de vídeo, feito com o aparelho no modo avião e o brilho da tela em 50%, consegui uma autonomia de cerca de 8 horas e 20 minutos. Ambos são resultados muito bons, ainda mais considerando que o RAZR i não tem a ajuda da imensa bateria de 3.300 mAh de um RAZR MAXX. 


Conclusão
O Motorola RAZR i é um excelente aparelho da parceria entre a Motorola e a Intel. Sem dúvida é um dos mais equilibrados que já passaram por nossas mãos, e o preço sugerido, de R$ 1.299, é muito atraente. Se você procura um bom smartphone Android, mas não sabe qual modelo escolher, vá de RAZR i.

Aproveite o desconto exclusivo do Android Novidades, abaixo:

Related

smartphones 5350470554114189891

Postar um comentário

  1. Meu próximo aparelho, com certeza!

    ResponderExcluir
  2. Estou em duvidas entre o razr i ou o hd...

    ResponderExcluir
  3. Posso garantir que o RazrI eh um ótimo celular. Atualmente eh o aparelho que estou usando e sou todo elogios à Motorola por seu desempenho.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Siga-nos nas Redes Sociais

mais lidas

Super Ofertas

item